Vendedor, o coração das empresas.
O Portal Pau da Lima entrevistou três moradores e vendedores da região, para falar sobre esse dia do Vendedor.
Por Redação / Ramon Sobral e Alan Silva
O que seria do comércio e empresas sem seus vendedores? Mesmo com toda tecnologia que temos hoje, jamais elas poderão substituir toda importância que a área comercial e vendedores tem para uma empresa.
Aquela simpatia, saber aplicar técnicas de vendas, saber criar uma relação com os consumidores, a ponto daquele cliente ter vontade de comprar novamente, isso será difícil os robôs digitais fazerem.
Mais que números, vendedores são aqueles que fazem o comércio girar, a empresa crescer e se posicionar em um mercado cada vez mais competitivo.
01 de outubro é comemorado o Dia do Vendedor e entrevistamos três seguidores do portal e da região, para falar conosco Aline Neiva (31 anos) e Vanessa Queiroz (28 anos), para falar um pouco do seu dia a dia e convívio com essa profissão que move as instituições que trabalham.
1. A primeira pergunta foi sobre as dificuldades enfrentas na área.
- O cansaço mental é a maior dificuldade. (Vanessa Queiroz)
- A maior dificuldade é a pressão que muitas vezes os gerentes fazem. (Aline Neiva)
2. A segunda pergunta sobre o alto índice de rotatividade na área comercial.
- Os empresários nós tratam como objetos de ganho, para se mantiver muito tempo em um emprego basta não ficar na zona de conforto procurar sempre bater as metas e se manter longe de colegas tirados a esperto, se você tiver dando lucros a empresa vai te segurar até aonde for favorável para eles. (Vanessa Queiroz)
- É saber lhe dá com as pressões, com as dificuldades muitas vezes de negociação com o cliente, é de manter também o pós- venda. (Aline Neiva)
3. Como encontrar motivos para manter-se empenhando para alcance das metas?
- Bom a minha motivação é meus boletos a pagar – risos (Vanessa Queiroz).
- Tem que gostar do que faz, a satisfação do cliente é muito gratificante. (Aline Neiva)
4. Quais dificuldades e se já teve angustias encontradas por ter essa profissão e não ter tempo para vida pessoal?
- Já sim, quem já trabalhou com vendas sabe bem o quão angustiante é você trabalhar sobre pressão. (Vanessa Queiroz)
- Já tive muitas vezes, principalmente quando é época festiva que é quando as lojas ficam bem mais movimentadas, então você vê, por exemplo, muitas pessoas comprando e depois saindo pra curtir um São João, e você ali vendendo sem poder viajar. Mas eu penso que é apenas uma data que depois vai passar e tudo volta ao normal, e que também em algum momento eu vou ter meu dia pra o lazer. (Aline Neiva)
Pra encerrar, pedimos um conselho para quem pretende iniciar ou permanecer na área.
- Primeiro tem que gostar do que faz. Pressão sempre vai existir como acontece em qualquer profissão e você tem que está preparado. Segundo, não se deixe abalar por uma venda que você possa ter perdido. Terceiro, o sorriso é seu cartão de visita, deixe os problemas em casa e sempre se coloque no lugar do cliente, será que você gostaria de ser atendido por você? Faça sempre esse teste! (Aline Neiva)
Para complementar ainda mais nossa homenagem aos vendedores, entrevistamos alguém que teve que se reinventar e passar a vender somente pela internet.
Allan Nunes dos Santos Santana, que vende produtos e serviços de grandes marcas de varejo, declara que a diferença entre atendimento presencial e virutal é que o virtual acaba dando mais liberdade.
"A principal dificuldade de vendas pelo e-commerce é a conquista da confiabilidade de novos clientes, pois os antigos clientes já conhecem o seu trabalho e trajetória, já os novos, pelo alto índice de fraudes que muitos consumidores sofrem diariamente em nosso país pelas vendas na internet, atrair novos clientes é um processo complexo, requer empenho e disponibilidade.
Mas, o importante é persistir e investir no pós-venda para aqueles clientes que já compraram com você, porque dessa forma eles irão falar do seu trabalho para outras pessoas e através do marketing "boca a boca", você conquistará futuros clientes com mais facilidade."