Portal Pau da Lima entrevista o candidato a vereador Joel Doeka, pessoa de grande carisma em nossa comunidade.
Dando sequência a série de entrevista que estamos fazendo com os candidatos a vereador de Salvador.
Portal Pau da Lima: Em poucas palavras quem é Joel Doeka? Como e porque você entrou na política?
Joel Doeka: Meu nome é Joel Brito, mais conhecido como Joel Doeka, tenho 46 anos. Atualmente trabalho como auxiliar administrativo em uma escola do Município do Salvador. Entrei na política em 2007 com apoio de Lídice da Mata, então candidata à Prefeita e um amigo Agnaldo Lins, me candidatando a Vereador no ano seguinte. Mesmo não sendo eleito naquela época, continuei meu trabalho voluntário no GACC (no qual faço desde 2006) e em 2008 participei da coordenação do MC Dia Feliz. O principal motivo de entrar no meio politico foi mostrar uma renovação no cenário do nosso bairro, visto que a comunidade sofre com dificuldades de alcançar até pequenas melhorias como uma requalificação asfáltica, uma iluminação de qualidade, entre outros.
Portal Pau da Lima: De onde surgiu a ideia da sua candidatura? Da família, amigos, ou foi uma decisão apenas sua?
Joel Doeka: Como disse anteriormente, fui influenciado por um amigo a me candidatar em 2007. Apesar de não ter vencido, continuei nutrindo esse sonho e hoje, volto a me candidatar com apoio do presidente do meu partido e espero alcançar esse objetivo.
Portal Pau da Lima: O que você já fez pelo povo de sua comunidade?
Joel Doeka: Desde 2006 eu atuo como voluntário no GACC, mas também estou ativo no Abrigo Lar Vida abraçando as causas de crianças não só com câncer, mas também outras doenças em prol de ajudar sem pedir nada em troca. Além disso, contribuo para outras causas sociais na comunidade em geral como ajuda à população de rua no Centro Pop de Pau da Lima. Também trabalho na ajuda de famílias menos favorecidas e em situações de risco.
Portal Pau da Lima: Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se você for eleito, como será sua atuação na câmara de Salvador?
Joel Doeka: Um vereador deve lutar pela comunidade representando seus interesses, além de elaborar e participar da aprovação de projetos de lei junto ao restante dos vereadores. Minha atuação vai ser bastante frequente sempre visando prestar serviço ao povo.
Portal Pau da Lima: Qual é o seu pensamento político? Considera-se: de direita, centro ou esquerda? Por quê?
Joel Doeka: Meu pensamento político é o povo, a quem devo servir fielmente. Sou uma pessoa que busca melhorias para pessoas de todas as classes sociais sempre visando o bem comum.
Portal Pau da Lima: Você se considera conservador, democrata-cristão, liberal, nacionalistas ou Social liberal diante das tantas nomenclaturas que a direita tem?
Joel Doeka: Não me vejo nesses rótulos, como disse sou do povo.
Portal Pau da Lima: Quais são suas principais propostas para a cidade de Salvador?
Joel Doeka: Tenho várias propostas para a cidade, mas todas elas têm que passar por aprovação da Câmara. Então, não posso prometer algo que não depende só de mim para ser cumprido, mas o que eu posso afirmar é lutarei para que projetos que beneficiem todos níveis sociais sejam aprovados.
Portal Pau da Lima: Quem são seus aliados políticos?
Joel Doeka: O primeiro aliado é o povo, porque sem ele não sou o Joel Doeka. Em seguida: o Prefeito ACM Neto, o vice-prefeito e pré-candidato a Prefeito Bruno Reis e o presidente municipal do partido Jean Sacramento.
Portal Pau da Lima: Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo de Salvador?
Joel Doeka: Um pré-candidato deve ser: honesto, imparcial, responsável, comprometido, solidário e empático. Esses são alguns dos adjetivos que devem estar ligados à personalidade de um pré-candidato.
Portal Pau da Lima: Você tem feito pesquisa de opinião? Como anda a aceitação ao seu nome nas ruas do bairro?
Joel Doeka: Não. Acredito que a pesquisa de opinião é a ajuda ofereço a população, aquilo que realmente faço no dia a dia mostra quem eu sou. A identificação do clima é caminhando no dia a dia, mesmo com o isolamento social sempre recebo mensagens de apoio e às vezes até por conversas calorosas pessoalmente.
Portal Pau da Lima: A fim de conhecer melhor seu trabalho, poderia citar alguns exemplos de situações e casos que conseguiu resolver para a população da região?
Joel Doeka: Diariamente estou envolvido em várias causas sociais. Meu voluntariado no GACC é mais conhecido, mas organizo arrecadação de alimentos para famílias com dificuldades, participo ativamente de campanhas no Abrigo Lar Vida, entre outros.
Portal Pau da Lima: Muita gente acha que os líderes comunitários e candidatos só gostam de aparecer quando o problema está resolvido. O que você teria a falar para estes eleitores?
Joel Doeka: Em minha vida, eu sempre me mostrei prestativo e voluntário às causas sociais mesmo quando não fui candidato, minha trajetória fala por si e mostra o quanto já ajudei, continuo ajudando e vou continuar fazendo o bem pela comunidade.
Portal Pau da Lima: Na sua opinião, o que um candidato deve ter de essencial para conquistar o voto popular?
Joel Doeka: Deve ser solidário, humano e bem empático, pois essa é a chave para que o candidato seja aquilo que o povo precisa.
Portal Pau da Lima: Discurso, todo o candidato possui, sabemos disso, fora o discurso e material em redes sociais, qual seu diferencial em relação aos outros candidatos?
Joel Doeka: A vivência dessa realidade, sou filho de Pau da Lima, conheço as necessidades do meu bairro, sempre sofri os percalços que todos aqui sofrem e sempre estive junto dos meus também tentando resolver. Meu diferencial é que o faço no dia a dia. Desde 2006 sou voluntário no GACC e mesmo no período em que não me candidatei, continuei atuando com o objetivo de ajudar a comunidade.
Portal Pau da Lima: Lixo nas ruas, saúde precária, falta de saneamento, transporte público, essas são as reclamações maiores por aqui, quais suas ideias para resolver essas questões?
Joel Doeka: O plano municipal de saneamento deve ser executado, o trabalho e a fiscalização deve ser constante. A diferença entre o que temos hoje e o que teremos amanhã é o trabalho. Minha ideia é lutar com unhas e dentes dentro da câmara para conseguir melhorias para a nossa região.
Portal Pau da Lima: Sobre a educação infantil básica do bairro. Existe algum dos seus projetos envolvidos nesse assunto?
Joel Doeka: Tenho algumas ideias sim, dentre elas viso um projeto que tem como principal objetivo a criação de uma creche para os fins de semana, pois há muitos pais que trabalham aos sábados e domingos e não tem com quem deixar os filhos.
Portal Pau da Lima: Qual seu recado para a população de São Marcos e Pau da Lima, e faça suas considerações finais.
Joel Doeka: Acredito que a população da nossa região deve estar cansada dos mesmos políticos de sempre que só aparecem nas comunidades em período de eleição, meu trabalho é feito no dia a dia mesmo sem ser candidato. Agora, me candidatei pela primeira vez desde 2008 e quero mostrar mais serviço ainda atuando na Câmara onde posso representar a todos de uma forma mais eficaz. Posso mostrar que represento a renovação no cenário político da cidade do Salvador.
Se você é um pré-candidato e quer ser entrevistado, entre em contato conosco pelo Whatsapp do Portal Pau da Lima (71) 98721-4528, que ouviremos você.