Como conscientizar a periferia sobre um risco eminente de contaminação?

Muitos se perguntam porque ainda existem muitas pessoas vagando pelas ruas do bairro, mesmo sabendo que o risco de contagio e transmissão do vírus Covid-19 é muito grande. Alan Silva, fez uma análise sobre o assunto.

Como conscientizar a periferia sobre um risco eminente de contaminação?
Foto: Jackson Monteiro

Por Alan Silva / Portal Pau da Lima

Muitos se perguntam porque ainda existem muitas pessoas vagando pelas ruas do bairro, mesmo sabendo que o risco de contagio e transmissão do vírus Covid-19 é muito grande. Alguns não sabem nem fazer uso de um dos principais meios de prevenção, que a utilização contínua da máscara, além de manter a distância  de no mínimo 1.5 a 2 metros de outro indivíduo.  Motivo pelo qual vem gerando angustia e apreensão entre os moradores, que de fato estão cumprindo o isolamento social. 

É valido ressaltar, que nosso bairro em recortes é subdivido em classes sociais mesmo estando no mesmo distrito. Sem generalizar, infelizmente, existe uma grande parcela de moradores em comunidades adjacentes que em suas residências não tem rede de esgoto, água encanada e não conseguem manter 3 refeições diárias, fatores fundamentais para subsistência humana, portanto, como conscientizar uma pessoa que sofre diariamente com ausência de fatores essências, a perigo intocável? 

Realmente, entre tantas dificuldades, não basta somente dizer que é arriscado e uma contaminação poderá levar a morte, pois aquele indivíduo por motivos diversos, já está acostumado com o sofrimento.

Estudos apontam que a educação é a peça primária e fundamental para qualquer evolução, seja ela individual ou coletiva. São momentos como esses que destacamos a ausência dela, e não somente a educação acadêmica e sim doméstica, pois lembre-se, na escola aprendemos o alfabeto, em casa adquirimos o senso de respeito e ao amor próximo.

Lembrando que nem todos tiveram as mesmas oportunidades na infância, quando adulto, seja um multiplicador de consciência!

Mesmo não sendo sua responsabilidade, ao identificar uma pessoa próxima a você desrespeitando o uso da máscara, reprima. Quando observar aglomerações desnecessárias, denuncie. Estabelecimentos sem uso de álcool gel, sugira a compra do mesmo. Em filas indianas com pessoas que não respeitam o distanciamento, faça sua parte, der três passos largos para trás, com certeza, aqueles que estiverem atrás de você, iram repetir sua postura. 

Sim, o que nós precisamos são de exemplos, o resultado será imediato, acredite, quanto mais pessoas fizerem a sua parte, a minoria, que ainda insiste em descumprir com as medidas, na base da força, irão se conscientizar. Será o cumprimento da verdadeira frase “Corrente do Bem”. 

Estamos ansiosos para que logo tudo volte a sua normalidade, mas por enquanto, não podemos desconsiderar por conta própria as medidas de segurança, vamos juntos combater a transmissão do vírus, mas para isso precisamos do apoio de todos.

Portal Pau da Lima, contra o Corona Vírus.