Primeiro emprego, não tenho experiência, o que fazer?

Confira algumas dicas do Portal Pau da Lima, que podem ajudar você.

Primeiro emprego, não tenho experiência, o que fazer?
Foto: Portal Pau da Lima

Muitas organizações exigem como pré-requisitos no mínimo de 3 a 6 meses de experiência na vaga ofertada, quando em muitas ocasiões o candidato possui apenas ensino médio completo. Evitando esse tipo de frustação, é fundamental que o interessado busque alternativas com um custo benefício acessível ao seu bolso, visando sempre está atualizado ao mercado de trabalho.

A seguir algumas dúvidas que surgem quando está de frente a esse cenário:

Qual meu primeiro passo? 
Busque o autoconhecimento, entender quais são suas principais qualidades e pontos a melhorar, é muito importante para qualquer possível avaliação. Após essa autoanálise, invista em curso que gere uma conexão com suas habilidades.

Como investir em curso sem ter dinheiro?
Atualmente existem diversas plataformas digitais, que disponibilizam vários cursos gratuitamente, com emissão de certificados. Dentre elas estão os links abaixo, clique e saiba mais:

Sebrae
Fundação Bradesco
Fundação Gestão Getúlio Vargas
Senai

Como adquirir de 3 a 6 meses de experiência sem nunca ter trabalhado?
O trabalho voluntário é uma boa sugestão para quem busca obter vivência corporativa, além de estar agregando conhecimento, estará aumentando seu network e se envolvendo uma causa de cunho social.

Quando devo utilizar a internet a meu favor? 
O Youtube é uma plataforma especificamente para comunicação audiovisual, que além de disponibilizar canais e vídeos para entretenimento, está totalmente ligado ao fator educacional, quando diariamente são postados conteúdos ligados ao desenvolvimento profissional.

Fiz um curso profissionalizante, tenho experiência, mas não consigo emprego, o que fazer?
Ter direcionamento de perfil. Saber se lançar ao mercado de trabalho é fundamental nesse momento, é de extrema importância que a vaga desejada esteja atrelada aos seus conhecimentos e experiências, candidatar-se para oportunidades que não condizem com suas expertises pode gerar frustações, acarretando em um deslocamento de perfis, quando não existe uma conexão entre vaga x candidato.

Acredite em seu potencial, invista em você e boa sorte!

Alan Silva - Estudante de Administração, no Centro Universitário Dom Pedro II.