Dia do Professor - Portal Pau da Lima convidou duas docentes da região para falar sobre a profissão e educação.

Conheça a história de Vera Santos Roque e Yumi Watanabe.

Dia do Professor - Portal Pau da Lima convidou duas docentes da região para falar sobre a profissão e educação.
Foto: Arquivo Pessoal/Professora Vera

Por Alan Silva /Colaborador Portal Pau da Lima

Hoje se comemora o dia do profissional que inspira e orienta profissões, a nossa querida e amada “Pró”. Uma categoria extremamente importante para o futuro da nossa civilização, sem vocês dificilmente teríamos uma democracia! 


Nós do Portal Pau da Lima em homenagem a essa data tão valiosa, convidamos duas docentes e moradoras do bairro de Pau da Lima para um bate papo sobre o cenário atual e futuro da nossa educação. 

Personalidades:

Vera Santos Roque, pedagoga, coordenadora e diretora do Centro Educacional Eric Silva localizada no bairro de São Marcos.


Yumi Watanabe é   professora  da Educação  Infantil  do Grupo 4 no turno da tarde na Escola  Municipal  Allan  Kardec e professora  a noite na Escola Municipal  Orlando  Imbassahy , atua também como  Coordenadora  Pedagógica  no CMEI Eduardo  Freitas.


 APRESENTAÇÃO

Vera Santos - Sou Vera Santos Roque tenho 53 anos, nascida e criada no bairro de Pau da Lima, casada, tenho um filho. Pedagoga, coordenadora e diretora do Centro Educacional Eric Silva localizada no bairro de São Marcos. Trabalhei em um supermercado 10 anos como caixa e fiscal de caixa, mas nunca desistir do sonho de ser professora, pois eu amava a profissão. Após o período no supermercado passei a dar reforço escolar na garagem de casa, coloquei currículo em várias escolas do bairro sem sucesso por não possuir experiência, apenas uma me chamou pra fazer uma prova, após fazer a mesma, a dona da escola teve coragem de me dizer que "gostei da sua prova mas os alunos não irão te aceitar por causa da sua "cor", pois os nossos alunos são de condições financeira elevada, por mim tudo bem, mas não sou eu ". Sair de lá com lágrimas nos olhos e disse pra mim mesma que eu ia ter a minha própria escola e ia admitir professoras negras, porque há 16 anos éramos muito mais discriminadas. 


E assim depois de algum tempo consegui realizar o meu sonho e abrir uma pequena escola só com educação infantil com o nome Escolinha Tia Vera e depois passou a ser Centro Educacional Eric Silva com Educação Infantil e Ensino fundamental I.

Yumi Watanabe - Sou Yumi, nasci e cresci em Jardim Cajazeiras e Pau da Lima sempre fez parte de minha vida. Sempre tive em minha mente que como cidadã e ser humano queria voltar para minha comunidade e compartilhar tudo que aprendi na universidade. Desta forma, orgulhosamente já trabalhei em escola como Jaime Vieira Lima, João Ferreira, entre outras. E agora atuo nas escolas: Eduardo Freitas, Allan Kardec e Orlando Imbassahy.

2 - NO DIA DO PROFESSOR (A), QUAL A MAIOR DIFICULDADE NO CENÁRIO ATUAL PARA ATUAR COMO DOCENTE? 

Vera Santos - A desvalorização da classe. 

Yumi Watanabe - Encontrar novos caminhos para manter o contato com os alunos e o processo de aprender das crianças.

Foto: Arquivo Pessoal /Yumi Watanabe 

3 - NO PERÍODO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL, COMO ANDA A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA INSTITUIÇÃO QUE TRABALHA? FOI FÁCIL A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA?

Vera Santos - Estamos trabalhando com aulas remotas, mas infelizmente tivemos 70% dos alunos da educação infantil com a matrícula trancada, e alguns do fundamental também,  acredito que seja por vários fatores como: despreparo dos pais para ajudar as crianças pois exige muita paciência, falta de tempo também pois muitos trabalham o dia inteiro e também o desemprego devido a pandemia. Os professores tiveram que se reinventar, reformular todo o planejamento de aulas,  não está sendo fácil pra nenhum professor, mas tenho fé q vamos superar. 

Yumi Watanabe – O nosso país historicamente não tem investido em acesso a tecnologia para a população, além disso as taxas de uso da internet são uma das mais caras do mundo. O que torna muito difícil que todos os alunos tenham condições de ter uma internet boa, computadores e assim possam estudar de casa. É o senso de responsabilidade social e entendimento de seu papel que faz os professores persistirem em encontrar novas formas de se relacionar com os alunos nesse momento de pandemia. Isso tem sido um desafio diário para professores.

PARA QUEM PENSA EM SER PROFESSOR, QUAL SERIA SEU CONSELHO PARA ESTAS PESSOAS? E QUAIS SERIAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE ESSA PESSOA TERIA QUE SUPERAR? 

Vera Santos - Com estudo eles chegam lá, não queiram a profissão por dinheiro porque  vão se decepcionar  tenham amor a profissão, se não tiver amor melhor nem tentar. O desafio é que todos os dias vão levar o trabalho pra casa é correção de avaliações, lembrancinhas, organizar a aula seguinte... mais é muito gratificante. 

Arquivo Pessoal Vera Santos.
 
Yumi Watanabe – Tenham em mente sempre o “porque” de ter escolhido essa profissão. Se você ama o que faz, se sente realizado e entende a importância de seu trabalho. Qualquer que seja a profissão que você escolher, será a melhor e uma fonte de felicidade.

DEIXE UMA MENSAGEM MOTIVACIONAL, PARA OS PROFESSORES SOBRE O DIA DO PREFESSOR.

Vera Santos - Professor é referência na vida de uma pessoa.  É a maior e mais importante das profissões pq forma todas as outras.

Yumi Watanabe - Valorize o professor, a educação é (não a única) a forma mais eficaz de superar os obstáculos e as dificuldades da vida.
Nos faz progredir socialmente (profissão), nos possibilita conhecer outros pontos de vista, e nos torna melhor como pessoas.
E é esse profissional (muitas vezes desrespeitados e até agredidos) que faz a ponte entre nós e o conhecimento.