Bruno Reis vistoria áreas de risco no Subúrbio, autoriza obra na orla de Tubarão e anuncia mais 45 contenções de encosta

As obras devem contar com investimento de cerca de R$ 120 milhões.

Bruno Reis vistoria áreas de risco no Subúrbio, autoriza obra na orla de Tubarão e anuncia mais 45 contenções de encosta

Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS
Texto: Thiago Souza/ Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, realizou nesta quarta-feira (22) vistorias em duas localidades do Subúrbio que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o início da semana. Na orla de Tubarão, o chefe do Executivo municipal autorizou a recomposição das contenções marítimas que sofreram danos em função do avanço da maré. Além disso, ele anunciou que a gestão municipal irá executar mais 45 contenções de encosta na cidade.

“Essa é uma área que, no passado, fizemos requalificação, mas é necessário realizarmos novas intervenções. Estamos, de imediato, autorizando a recomposição dessas contenções marítimas, que sofreram com as fortes marés e ventos. Infelizmente, a cidade hoje sofre com esses prejuízos por conta cada vez mais de fenômenos da natureza mais extremos, mais rigorosos”, destacou Bruno Reis.

O gestor, ao lado de uma comitiva de secretários municipais, também esteve na comunidade do Mamede, em Alto da Terezinha, para acompanhar as medidas preventivas em curso. O local já abriga uma das sirenes do sistema de alerta e alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

“Aqui é uma das localidades com mais áreas de risco de Salvador. No passado, antes das chuvas, identificamos uma série de ações que podiam ser realizadas aqui para trazer mais segurança, a exemplo de contenções, de pavimentações de algumas ruas, demolição de casas que estavam em área de risco, escadarias drenantes, redes de drenagem para dar vazão à água. Essas obras estão sendo concluídas agora, nesses próximos dois meses, e já estão surtindo efeitos”, avaliou Bruno Reis.

Segundo Bruno Reis, a Prefeitura está concluindo orçamento para construção de mais 45 contenções de encosta para proteção de áreas de risco para deslizamentos de terra na cidade. As obras devem contar com investimento de cerca de R$ 120 milhões.

“Com essas novas 45 contenções que nós vamos autorizar em breve, somadas às outras 556 que nós já realizamos, chegaremos a mais de 600 áreas protegidas em nossa cidade nos últimos anos. É isso que permite estarmos passando por momentos como esses de chuvas, com mais segurança e mais tranquilidade às famílias”, afirmou Bruno Reis.

Devido à continuidade dos temporais e dos riscos de deslizamentos de terra, a Codesal elevou, nesta quarta (22), a cidade para o nível de Alerta. Segundo o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo, o município encara uma frente fria desde a última segunda-feira (20), com acumulados pluviométricos representativos. 

“Em algumas localidades, já ultrapassamos os 150 mm. Em outras, que contam com o sistema de alerta e alarme, foram 120 mm. Então, as nossas equipes, formadas por engenheiros, arquitetos e geólogos, estão em campo fazendo as vistorias do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), com protocolos muito bem definidos”, pontuou.

As vistorias no Subúrbio também contaram com representantes de órgãos que compõem o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, como secretarias de Manutenção (Seman), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), além da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e Diretoria de Iluminação Pública (Dsip).