Entrevistamos Sandra, maquiadora profissional da região de Pau da Lima, especialista em beleza e make-up para eventos sociais.
A maquiagem precisa transmitir toda essência da noiva e o que ela quer transmitir, disse Sandra.
Portal Pau da Lima - Sandra, você que é uma especialista em maquiagem para eventos sociais, casamentos e cerimônias, como anda o ramo e procura durante a pandemia?
Sandra: Nós tivemos uma baixa muito grande nos atendimentos durante essa pandemia, principalmente nos eventos sociais, porém, alguns casamentos mantiveram suas datas e assim realizamos atendimento às noivas, madrinhas e pessoas envolvidas na cerimônia de casamentos.
Portal Pau da Lima - Existe muita gente casando, em meio a pandemia? Ano passado saiu um dado de que o índice de casais se separando tinha aumentado.
Sandra: Bem, eu faço parte dessa estatística porque depois de oito anos de casada eu me separei logo no início da pandemia, mas, fico muito feliz em dizer que mesmo com a pandemia as pessoas seguem querendo casar e /ou casando-se. Antes da pandemia começar já haviam datas de casamentos agendadas que infelizmente tiveram que ser canceladas, pelo fato de serem grandes eventos, muitas pessoas estariam aglomeradas, porém, algumas noivas mantiveram as datas e optaram por fazer cerimônias minimalistas. Houve uma queda sim no número de festas de casamento, mas, as pessoas seguem casando sim! Eu ouso dizer que o casamento é a vitória da esperança sobre a experiência.
Portal Pau da Lima - Existe um padrão de estilo de maquiagem para quem vai casar, noivar, fazer uma cerimônia?
Sandra: Não sigo um padrão para maquiagem de noiva e, não acredito que exista, até porque cada noiva, cada mulher tem seu estilo, sua beleza e, pontos específicos que devem ser realçados na hora da maquiagem. Levo muito em consideração que a maquiagem da noiva precisa ser muito bem pensada, para que esteja em total harmonia com todo o conjunto (horário, vestido, acessórios, buquê, cores da cerimônia). Essa maquiagem precisa transmitir toda a essência da noiva, o que ela é e principalmente o que ela deseja transmitir. Eu gosto de pensar que quando ela se olhar nas fotos anos à frente ela continue se achando maravilhosa. A maquiagem precisa ser atemporal.
Portal Pau da Lima - “Maquiagem é tudo parecido”, muita gente pensa assim. Como funciona o seu trabalho e cuidados com suas clientes, já que geralmente são para ocasiões especiais?
Sandra: O processo de maquiagem pode até ser muito parecido, mas, o resultado final não!! Para executar um trabalho com perfeição eu preciso de algumas informações específicas sobre cada cliente, para que eu possa utilizar os produtos de acordo com a necessidade que melhor a atende. Exemplo: é importante saber o tipo de pele da cliente, se ela faz algum tipo de tratamento, se ela já se maquiou com algum profissional anteriormente (se sim, pergunto sobre a experiência, se foi tudo tranquilo ou teve alguma reação, algo que tenha incomodado), se ela costuma lacrimejar, se já usou cílios postiços, porque tudo isso nos dar um norte e é um cuidado a mais com a segurança da nossa cliente.
Nos atendimentos às noivas eu sempre gosto de deixar algumas orientações sobre alimentação, a ingestão de água por que tudo isso vai interferir diretamente na pele que ela deseja naquele grande dia.
Portal Pau da Lima - A Maquiagem para pele negra vem ganhando cada vez mais espaço e representatividade, na sua visão qual a melhor forma de cuidar da maquiagem para este tom de pele?
Sandra: Estudo! Maquiar pele negra requer alguns cuidados específicos pela variação de tons e subtons. É importante dar atenção ao tipo de pele e principalmente aos produtos utilizados. A mistura das cores em cada tom de pele negra (falando sobre bases), resultará numa cor que pode alavancar sua vida como maquiador ou deixar uma imagem muito ruim sobre seu trabalho. Maquiagem é muito mais que passar base, é estudo, empenho e busca por conhecimento e a pele negra leva-nos a buscar isso com muito mais empenho.
Portal Pau da Lima - Poderia falar um pouco quem é a Sandra? Como se descobriu no ramo que atua hoje?
Sandra: Nossa é tão difícil falar sobre mim, mas, sou sonhadora, sou persistente, sou tagarela, e tenho muitos planos para minha vida. Acredito em tudo que eu faço e sempre dou o meu melhor em tudo que me proponho a fazer. Eu sou apaixonada por maquiagem desde pequena é isso veio da minha mãe que, sempre foi muito vaidosa. Cresci usando maquiagem e sempre fui a amiga que maquiava as outras. Nisso minhas amigas começaram a insistir que eu poderia ganhar dinheiro com isso é eu acreditei!!! Resolvi fazer cursos profissionalizantes e vi que realmente gosto muito disso, faço com prazer e não somente pelo dinheiro!!!! Agregar valor ao que amamos é muito bom!!!! Ainda não ganho o que gostaria e não dá para viver só disso neste momento, mas, acredito que estou no caminho!