7 Dias das eleições, moradores relatam o Domingo no bairro foi de muito barulho das campanhas politicas.
O último domingo de campanha eleitoral foi marcado por passeatas, engarrafamentos e muito barulho dos comitês dos candidatos, segundo os moradores.
Que São Marcos e Pau da Lima é uma das regiões com maior índice de denúncias em poluição sonora, isso já sabemos.
Ontem, domingo (08), foi o último Domingo da campanha eleitoral para os candidatos a Prefeitura de Salvador e a Vereadores, e isso acabou acarretando um excesso de carreatas, barulhos e muito som alto em diversas partes do bairro.
Recebemos diversos relatos de moradores querendo saber como poderiam denunciar o excesso de som alto e até pequenas aglomerações, segundo relataram.
Um dos moradores de Vila Canária, desabafou " Se o candidato colocou de manhã cedo som alto, fogos de artifício, muvuca e poluição sonora, já pode ter certeza que meu voto e de minha família não terá".
Lembrando que uma das recomendações divulgadas pelo TRE BAHIA é que os candidatos não podem de jeito nenhum fazerem uso de alto falantes e amplificadores de som, a menos de 200 m de : hospitais e casa de saúde, escolas, bibliotecas, igrejas e teatro, em funcionamento e em nosso bairro e existem diversas igrejas, não é verdade? O uso máximo do som em carro de som e míni trio é permitido até 80dB.
Outro fator bastante importante que pode ser denunciado é que ao perceber que está recebendo mensagem em massa nas suas redes sociais e aplicativo de mensagens, denuncie. A mensagem em massa geralmente é informal e não direcionada.
Como denunciar?
O Tribunal Superior Eleitoral e TRE BAHIA aconselham os baianos a usarem um aplicativo para formalização de registros de irregularidades no âmbito da Justiça Eleitoral. Está disponível, por meio do portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e também para download em tablets e smartphones, o Pardal. Por ele, é possível comunicar ao Regional baiano ocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos ou qualquer outra infração eleitoral.
Conte nos comentários se você também já sofreu com o abuso de som alto, durante as campanhas no bairro.