Portal Pau da Lima entrevista a candidata a vereadora Meire Cardeall.
Meire dedica-se a levar a educação financeira a todos para promover autonomia, empoderamento e sustentabilidade.
Portal Pau da Lima: Em poucas palavras quem é Meire Cardeall, Como e porque você entrou na política?
Meire Cardeall: Meire Cardeall é professora, ensinou na escola pública estadual, por 6 anos, em seguida em cursos de graduação e pós-graduação, sempre à noite. Foi bancária por 31 anos e hoje é psicóloga, atuando na psicologia social e comunitária com a educação financeira comportamental. Baiana do interior, chegou à Salvador com 15 anos, desde os 17 anos trabalhou e estudou para conquistar a sua autonomia. É também especialista em finanças e mestre em administração estratégica.
Portal Pau da Lima: De onde surgiu a ideia da sua candidatura? dá família, amigos, ou foi uma decisão apenas sua?
Meire Cardeall: Da indignação com a falta de compromisso e responsabilidade dos atuais políticos com o bem-estar da população.
Portal Pau da Lima: O que você já fez pelo povo de sua comunidade?
Meire Cardeall: Desde sempre dedicada a atender os mais vulneráveis, fazendo trabalhos em creches, asilos e atendendo a grupos. Fez trabalhos no Abrigo Irmão Gabriel, Grupo de grávidas do Centro Seara da Luz, Uruguai e em várias creches como Aldeias SOS e AMAC. Há cinco anos faz trabalhos sociais em diversos bairros levando os bons hábitos da educação financeira comportamental através de cursos, palestras e por um ano fez o programa Saúde Financeira para a Paz, na rádio comunitária Nova Cajazeiras FM 87,9. Em 2019 recebeu a honraria Conselheira de Direitos Humanos para a Paz pela WPO/ONU.
Portal Pau da Lima: Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se você for eleito, como será sua atuação na câmara de Salvador?
Meire Cardeall: O vereador tem o dever de fiscalizar as contas do munícipio e os atos do prefeito, cuidando do dinheiro que é do povo para que retorne em educação, saúde e segurança de qualidade. Para isso, tem, também, a responsabilidade de criar e aprovar leis para que esses serviços básicos de qualidade, que são de reponsabilidade da gestão municipal, aconteçam. Eleita, Salvador conhecerá uma nova política, uma nova atuação na Câmara Municipal. Já assinei um termo de compromisso onde renuncio a todas as verbas extras e benefícios, reduzirei em 50% os gostos do gabinete e essa economia direcionarei para cursos de educação empreendedora para toda a população. Prestarei, mensalmente, contas sobre os gastos do gabinete e sobre o meu trabalho. Estarei em contato com a população durante todo o mandato para que, juntos, possamos promover as mudanças necessárias ao desenvolvimento de Salvador e redução das desigualdades.
Portal Pau da Lima: Qual é o seu pensamento político? considera-se: de direita, centro ou esquerda? Por quê?
Meire Cardeall: O meu pensamento político é o liberalismo, mais para a direita. O Partido Novo tem valores e princípios, próprios, voltados para o desenvolvimento social e econômicos gerados pela autonomia do cidadão, liberdade com responsabilidade e leis iguais para todos. Para alcançarmos isso, o estado deve focar em educação de qualidade e saúde preventiva.
Portal Pau da Lima: Você se considera conservador, democrata-cristão, liberal, nacionalistas ou Social liberal diante das tantas nomenclaturas que a direita tem?
Meire Cardeall: Liberal.
Portal Pau da Lima: Quais são suas principais proposta para a cidade de Salvador?
Meire Cardeall: Incentivar e facilita o empreendedor, através da aprovação de leis que visem a liberdade econômica, redução de impostos e cursos de empreendedorismo; requalificar a educação básica com a inserção de disciplinas que formem para a vida: educação financeira, empreendedora e emocional; além da inclusão da psicologia escolar e assistência social em todas as unidades da escola pública municipal. Essas ações já estão previstas em lei e proporcionarão, em médio e longo prazo, redução das desigualdades e paz social.
Portal Pau da Lima: Quem são seus aliados políticos?
Meire Cardeall: Não temos aliados políticos, nem eu, nem o Partido NOVO. Somos independentes, aprovamos e votamos em pautas que favoreçam o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.
Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo de Salvador?
Ficha limpa, experiência em fiscalização e finanças (um dos deveres do vereador), capacidade de elaborar projetos de lei e aprova-las, entender das leis do município, de contas públicas, estar se atualizando constantemente, sabendo o que acontece no município e no mundo, trazer as boas ideias para desenvolver Salvador. Competência, experiência, profissionalismo, responsabilidade com o dinheiro público e compromisso com o bem-estar da população.
Portal Pau da Lima: Você tem feito pesquisa de opinião? Como anda a aceitação ao seu nome nas ruas do bairro?
Meire Cardeall: Não tenho feito. Sou uma cidadã comum que resolveu contribuir para mudar o comportamento dos políticos atuais, de Salvador, através de uma atuação responsável com o dinheiro do público e ações que de fato
Portal Pau da Lima: A fim de conhecer melhor seu trabalho, poderia citar alguns exemplos de situações e casos que conseguiu resolver para a população da região?
Meire Cardeall: O meu trabalho social tem sido extensivo à população de Salvador, através da educação financeira comportamental. Não sou líder comunitário e essa é a minha primeira eleição.
Portal Pau da Lima: Muita gente acha que os líderes comunitários e candidatos só gostam de aparecer quando o problema está resolvido. O que você teria a falar para estes eleitores?
Meire Cardeall: Eu penso que muitos pegam carona em ações que fazem parte dos deveres da gestão municipal e só aparecem, de fato, no período eleitoral. Falta aos líderes comunitários, candidatos e políticos eleitos, propor e lutar por soluções que resolvam a desigualdade social e pobreza extrema. Existe muito discurso e praticamente nenhuma ação efetiva. Vejo uma luta, por parte desses, por conquista de poder e dinheiro, o compromisso com o bem-estar social não tem sido pauta.
Portal Pau da Lima: Na sua opinião, o que um candidato deve ter de essencial para conquistar o voto popular?
Meire Cardeall: Propostas consistente, dizer que vai defender a educação, por exemplo, é amplo, mas o que exatamente vai trabalhar para realizar na educação, no empreendedorismo; e estar ouvindo a população, dialogando, buscando as saídas, juntos.
Portal Pau da Lima: Discurso, todo o candidato possui, sabemos disso, fora o discurso e material em redes sociais, qual seu diferencial em relação aos outros candidatos?
Meire Cardeall: Tenho responsabilidade com o dinheiro do povo, eleita, renunciarei aos benefícios extras, economizarei em 50% a verba de gabinete e não uso o dinheiro público para financiar a minha campanha. Não é discurso, é prática dos 20 políticos eleitos do Partido NOVO em atuação hoje. Além disso, tenho experiência nas pautas que defendo, estudei e estudo sobre elas; busco o que está acontecendo de melhor no mundo e como implementarei aqui. Estou comunicando isso ao maior número de pessoas possível; o tempo é curto para mim, já que passei no processo seletivo do Partido Novo em maio de 2020, mas estou visitando os bairros e continuarei após as eleições. Estou imbuída no compromisso de contribuir para uma Salvador mais justa, o Partido Novo é independente, não está coligado com ninguém e com nenhum partido, lutamos e apoiamos pautas que beneficiem o povo. Isso nos confere um diferencial para lutarmos, de fato, para melhorar a vida das pessoas.
Portal Pau da Lima: Lixo nas ruas, saúde precária, falta de saneamento, transporte público, essas são as reclamações maiores por aqui, quais suas ideias para resolver essas questões?
Meire Cardeall: Todas essas questões passam por políticas públicas eficazes. Criar leis, ações sócioeducativas para uma ação conjunta: gestão municipal e população, todos unidos a favor do desenvolvimento. É um processo, mas temos que começar logo, é urgente.
Portal Pau da Lima: Sobre a educação infantil básica do bairro. Existe algum dos seus projetos envolvidos nesse assunto?
Meire Cardeall: Sim, eu vou trabalhar para tornamos a educação básica municipal referência com a inclusão de disciplinas e profissionais que proporcionem a formação de cidadãos autônomos, capazes de gerir as suas próprias vidas. A inclusão da educação financeira, emocional, empreendedora e dos profissionais da psicologia social e serviço social irão contribuir para tornarmos esse projeto uma realidade em Salvador.
Portal Pau da Lima: Qual seu recado para a população de São Marcos e Pau da Lima, e faça suas considerações finais.
Meire Cardeall: Essa eleição decidirá se Salvador vai entrar na nova era de uma política ética, responsável com o dinheiro público e comprometida com o desenvolvimento econômico e social da cidade. Precisamos renovar a Câmara Municipal de Salvador, muitos estão há vários mandatos sem uma atuação digna dos eleitores, a renovação é saudável e essa mudança depende de cada um de nós. Eu confio na minha capacidade, na minha atuação profissional e ética e a minha história de vida me respalda. Sou uma cidadã, trabalhadora que resolveu sair da indignação para construirmos uma Salvador mais justa. Peço que me sigam nas redes sociais (@meirecardeall e @doutorafinancas) me conheçam e as minhas propostas. Votem em Meire Cardeall, Doutora Finanças, para renovar e agilizar Salvador.