Qual a origem do feriado no dia 1º de maio?

Hoje é feriado tanto no Brasil como em mais de 90 países.

Qual a origem do feriado no dia 1º de maio?
Foto: Portal Pau da Lima

Em tempos de pandemia, muito se discute sobre os impactos na economia, relação do mercado e a exposição de milhões de trabalhadores aos riscos de infecção pela Covid-19 (Corona Vírus). Diante desse cenário, é importante se perceber, a importância da grande massa de trabalhadores na economia mundial. Como se deveria saber: Grandes fortunas não são como frutos que nascem em árvores, são frutos da força de trabalho de milhões de pessoas que em momentos de crise são postas como meros objetos de descarte pelo mercado internacional.  Nesse 1º de maio, comemoramos o dia dos trabalhadores, dia da luta dos trabalhadores, pois a data é um marco na batalha por direitos e melhores condições de trabalho por todos os trabalhadores do mundo. A data tem origem no século 19, precisamente em 1885, nos Estados Unidos.  Nessa época (século 19), os trabalhadores eram submetidos a 10, 12, 14, ou até mais, horas diárias de trabalho. Assim, surgiu a reivindicação pela jornada de 8 horas diárias, que resultou numa grande greve, ocorrida justamente no dia 1º de maio, no ano de 1886 em Chicago. 

Mas porquê da escolha dessa data específica para o início da greve? 
O 1º de maio era a data do fechamento contábil ou fechamento do balanço das empresas e indústrias nos Estados Unidos no século 19. Essa data também, marcava o término ou expiração de todos os contratos dos trabalhadores nessas empresas. A greve se desencadeou em Chicago com a participação de milhares de trabalhadores, liderados por sindicatos, resultando em uma forte repressão por parte do estado, repercutindo na morte de 12 manifestantes, 7 policiais e inúmeros feridos durante os dias que sucederam desde o início das greves. Não demorou para que esse movimento se espalhasse por vários países, tornando-se assim uma insurreição de ordem mundial.

Em 1889, em Paris, um congresso renuiu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa, ali se estabeleceu que o dia 1º de maio seria o Dia dos Trabalhadores, em homenagem aos operários dos Estados Unidos que se rebelaram 3 anos antes.

Em 1915, o Uruguai, foi o primeiro país a regulamentar a jornada de 8 horas diárias de trabalho seguido posteriormente por outros países. Em 23 de abril de 1919, após serem pressionados pelo movimento dos trabalhadores, os franceses seguiram a mesma tendência, e além de regulamentar a jornada de 8 horas, proclamaram o 1º de maio como feriado nacional. Em 1920, a Rússia também adotou a data pós Revolução Russa que teve grande protagonismo por parte dos operários e camponeses.  No Brasil, a data foi oficializada em 1924, durante a gestão do presidente Arthur da Silva Bernardes. Nessa sexta-feira, 1º de maio de 2020, é feriado tanto no Brasil como em mais de 90 países.




 

Não existem grandes mercados ou grandes fortunas sem a força do trabalhador. Dos milhões de braços do Brasil e do mundo se constroem riquezas, que quando repartidas são de forma imensamente desiguais. A luta do trabalhador é a luta por mais dignidade, por justiça e, consequentemente, por um mundo menos desigual e melhor para todos.

Feliz Dia mundial da classe trabalhadora, feliz 1º de maio de 2020!
 

DÉCIO SANTIAGO DOS SANTOS é Graduado em História pela UNIJORGE e Cursa Especialização em Política e Sociedade pela Faculdade São Luiz.