Entrevistamos Zé Trindade, mais um pré-candidato a vereador 2020.
Seguindo nossa programação tivemos respostas para nossas perguntas, de mais um pré-candidato.
Portal Pau da Lima: Em poucas palavras quem é Zé Trindade? como e porque você entrou na política?
Zé Trindade: Meu nome é José Gonçalves Trindade, mas me tornei conhecido como Zé Trindade, ao me tornar vereador de Salvador. Hoje, sou pré-candidato à reeleição pelo PSB. Tenho compromisso de cuidar de gente, missão que assumi ao entrar na vida pública. Vinha acompanhando a trajetória de meu irmão que já foi vereador, deputado, e acabei sentindo a necessidade de estar junto cada vez mais da população. Sentia a necessidade de servir a população de Salvador no trabalho público. Por esse motivo, acabei me candidatando a vereador de Salvador, e comecei esse meu trabalho de atender e servir as pessoas no meu cotidiano.
Portal Pau da Lima: De onde surgiu a ideia da sua candidatura? dá família, amigos, ou foi uma decisão apenas sua?
Zé Trindade: Veio do meu sentimento de querer estar trabalhando pela população de Salvador através do serviço público. Sentia que precisava atender as necessidades das pessoas através desse trabalho de parlamentar, daí acabei tomando essa decisão de me candidatar para vereador de Salvador. Eu já tinha trajetória profissional, porque sou administrador de empresas, engenheiro, com formação acadêmica ampla, e fui diretor administrativo e financeiro da Câmara Municipal de Salvador. Mas eu queria ser escolhido pelo meu povo para cuidar dele. E tive essa honra.
Portal Pau da Lima: O que você já fez pelo povo de sua comunidade?
Zé Trindade: Além de representar, ser voz ativa das comunidades que trabalho, fiscalizo os descasos da Prefeitura de Salvador com a comunidade, além de denunciar os problemas daquele bairro, para que essas pendências sejam resolvidas. Também efetuei importantes projetos de lei, para beneficiar a vida dos moradores dessas comunidades, sempre atento a injustiças. Além de levar importantes obras para o desenvolvimento dessas comunidades. Sempre que fui ao plenário da Câmara Municipal de Salvador, fiz denúncias, alertei para o cuidado e atenção que se deve ter com a comunidade, e que é preciso garantir sempre obras e projetos de lei para o bairro, cuidar dos mais vulneráveis. Levei sempre as demandas da comunidade, para serem resolvidas, com o intuito de beneficiar e melhorar a vida das pessoas da comunidade. Eu sou um vereador considerado muito combativo, tenho processos por isso, mas isso é sinal de que meu trabalho está sendo bem feito.
Portal Pau da Lima: Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se você for eleito, como será sua atuação na câmara de Salvador?
Zé Trindade: Sim, sou extremamente consciente, é uma responsabilidade que me faz dormir pouco, porque sempre quero fazer o melhor pela população, pelo meu povo, pelo povo da minha cidade. Prova disso é a realização do meu segundo mandato como vereador de Salvador. Fiquei ainda mais combativo porque não gosto de ver injustiças e desigualdade. Minha atuação continuará sendo firme, sempre procurando trabalhar pela população de Salvador. Irei continuar me dedicando, efetivando projetos relevantes para o desenvolvimento da cidade, além de defender e representar a população na Câmara Municipal.
Portal Pau da Lima: Qual é o seu pensamento político? considera-se: de direita, centro ou esquerda? porque?
Zé Trindade: Eu sou humanista, acredito na justiça social, acredito que mais importante que o espectro político é cuidar das pessoas. Mas por defender isso as pessoas me enxergam como um homem de esquerda. Por mim, não tem problema. O importante é que eu continue trabalhando com carinho e amor pelo povo que eu amo. Sou aliado de primeira hora da minha deputada federal Lidice da Mata, do Governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner porque eles pensam como eu, eles gostam de cuidar das pessoas, de trabalhar para acabar com a pobreza e a desigualdade. Isso que move nosso grupo político.
Portal Pau da Lima: Você se considera conservador, democrata-cristão, liberal, nacionalistas ou Social liberal diante das tantas nomenclaturas que a direita tem?
Zé Trindade: Sou um humanista. Eu acredito nas pessoas, no ser humano, no melhor do ser humano. Eu acredito em um mundo justo, onde as riquezas sejam divididas entre as pessoas e não haja fome, miséria, que tenha educação, que tenha saúde e segurança pública para todos.
Portal Pau da Lima: Quais são suas principais proposta para a cidade de Salvador?
Zé Trindade: Sou um vereador fiscalizador, de denunciar, mas também de propor. Tenho dezenas de projetos apresentados e outros na gaveta. Alguns projetos recentes que posso citar são: a proposta que veda às academias de ginástica e estabelecimentos similares a cobrança de taxa ou qualquer valor adicional como condição para franquear o acesso e a permanência de educadores físicos autônomos acompanhados de alunos regularmente matriculados no estabelecimento e dá outras providências. Também a proposta que estabelece a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e dá outras providências. E ainda também a proposta que altera uma Lei Municipal, para elevar o percentual correspondente à margem consignável em folha de pagamento dos servidores públicos municipais. Sem falar ainda de todas as minhas outras proposições, e ações para beneficiar a vida daqueles que mais necessitam. Fazer sempre que a população tenha acesso aos seus direitos! Garantir os benefícios como saúde, educação e segurança para os soteropolitanos! Eu citei apenas projetos recentes da pandemia e podia citar proposta de isenção de IPTU, proposta de desconto na conta de luz e outras. Se for contar meus mandatos todos, aí eu poderia ficar o dia todo aqui falando de projetos que eu já criei. São muitos.
Portal Pau da Lima: Quem são seus aliados políticos?
Zé Trindade: O povo de Salvador em primeiro lugar. Depois o meu governador Rui Costa e a deputada Lidice da Mata. Sou de um projeto que acredita em um mundo melhor.
Portal Pau da Lima: Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo de Salvador?
Zé Trindade: É preciso ser pai e mãe do povo, cuidar do povo. É preciso ser dedicado, lutar e defender os interesses da população e sempre ficar atento às necessidades das pessoas. É preciso fazer como eu faço, cuidar de gente! É preciso ser humano, ter olhar para a situação das pessoas vulneráveis, para os pequenos.
Portal Pau da Lima: Você tem feito pesquisa de opinião? Como anda a aceitação ao seu nome nas ruas do bairro?
Zé Trindade: Não tenho feito essas pesquisas. É difícil pesquisa para vereador e eu também prefiro confiar no meu trabalho, no que eu já faço. Mas acredito que por estar trabalhando junto as pessoas e comunidades, em qualquer época do ano, imagino que possam ter uma boa recepção e aceitação ao se tratar do meu nome. Trabalho pensando no resultado eleitoral somente como consequência, não como prioridade.
Portal Pau da Lima: A fim de conhecer melhor seu trabalho, poderia citar alguns exemplos de situações e casos que conseguiu resolver para a população da região?
Zé Trindade: Meu trabalho por ser nessas regiões populares, sempre está chegando na vida dos moradores dessa região. Tenho pessoas presentes nessa região, que sempre me passam os problemas e a realidade que acontece nesses bairros, para que a partir daí possamos juntos resolver essas demandas da luta do povo dessa região.
Alguns de meus projetos e ações já beneficiaram muitas pessoas dessas localidades. Digo como exemplo, um projeto de lei que já beneficiou e melhorou a vida de trabalhadores e trabalhadoras, pais e mães de família, de pequenos comércios. Por exemplo o projeto que dispõe sobre a concessão de isenção da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP) enquanto durarem as restrições impostas em razão da pandemia de COVID -19 e dá outras providências. E também o projeto que suspende a exigibilidade dos créditos tributários relativos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) enquanto durarem as restrições impostas em razão da pandemia de COVID-19 e dá outras providências. Essas proposições melhorou e beneficiou a vida de muitos moradores dessa região e conseguiu resolver muitos casos de problemas da realidade, das casas e vidas das pessoas.
Portal Pau da Lima: Muita gente acha que os líderes comunitários e candidatos a vereador só gostam de aparecer quando o problema está resolvido. O que você teria a falar para estes eleitores?
Zé Trindade: Que não adianta aparecer só para pegar os méritos das obras feitas. O povo está atento para esses que querer pegar os créditos dos problemas resolvidos. É preciso lembrar de quem sempre está trabalhando junto das pessoas, em
qualquer época do ano, e não nesses outros que só aparecem para pegar os méritos das obras já feitas por quem realmente trabalha.
Portal Pau da Lima: Na sua opinião, o que um candidato deve ter de essencial para conquistar o voto popular?
Zé Trindade: É preciso ter um olhar humano, bondoso e atencioso com as necessidades das pessoas que mais precisam. É necessário trabalhar pelo povo, ser voz ativa, representar e defender a população.
Portal Pau da Lima: Discurso, todo o candidato possui, sabemos disso, fora o discurso e material em redes sociais, qual seu diferencial em relação aos outros candidatos?
Zé Trindade: Meu diferencial seria o meu olhar mais atencioso, mais cuidadoso, conhecer as demandas e necessidades das pessoas. Meu trabalho não é só no gabinete, é também junto das pessoas, procurando atender todas as necessidades da população. É saber da realidade das comunidades, dos problemas enfrentados, e fiscalizar e denunciar todos esses descasos, além de sempre trabalhar para resolver essas pendências. Cuidar do povo, cuidar de gente! Ao contrário de outros, meu trabalho não é algo automático ou pragmático. É com atenção, e cuidado com a população!
Portal Pau da Lima: Lixo nas ruas, saúde precária, falta de saneamento, transporte público, essas são as reclamações maiores por aqui. Quais suas idéias para resolver essas questões?
Zé Trindade: Levar esses problemas à Câmara Municipal, para que recursos sejam disponibilizados em virtude da resolução desses descasos. Minha ideia é conseguir resolver esses problemas, junto com órgãos responsáveis por cada segmento. Levantar e levar recursos junto à Câmara Municipal, para que esses problemas sejam resolvidos. Efetuar projetos de lei para que esses problemas não façam parte da vida dos moradores. É preciso denunciar esses descasos, e denunciar sempre para que isso não aconteça. Como os problemas de transporte público, onde já denunciei várias vezes fazendo com que a prefeitura concertasse esses descasos das frotas de ônibus na cidade.
Portal Pau da Lima: Sobre a educação infantil básica do bairro. Existe algum dos seus projetos envolvidos nesse assunto?
Zé Trindade: Sim, já efetuei proposições de melhoria para as escolas públicas municipais, creches, e a vida de pais e alunos. Como exemplo, a renovação da utilidade pública municipal da Creche Escola Comunitária São José. Renovação essa que efetuei essa proposição para proporcionar uma melhor estrutura de creche para que a educação básica fosse levada de melhor maneira para a vida das crianças.
Portal Pau da Lima: Qual sua opinião da atual gestão de Saúde municipal e do combate ao COVID-19 na cidade?
Zé Trindade: No combate ao COVID-19, tiveram consciência em ver a gravidade dessa pandemia e como ela afetaria a cidade. Mas de modo geral, vejo que falta um pouco mais de cuidado e atenção da se secretaria de saúde municipal com as famílias e postos de saúde. Salvador tem a pior rede de Atenção Básica de Saúde da família, entre as capitais brasileiras segundo o Ministério da Saúde. Como que uma gestão dessa pode ser bem avaliada no âmbito geral? Ainda falta muito! Deixam muitos descasos acontecerem com a saúde municipal e com a vida das pessoas.
Portal Pau da Lima: Qual recado mandaria para o povo de São Marcos e Pau da Lima? Faça suas considerações finais.
Zé Trindade: Gostaria de mandar um abraço apertado e carinhoso, para todos os moradores de São Marcos e Pau da Lima. Falar que tenho um carinho enorme por esses dois bairros, e por todos os moradores daí. Quero relembrar que se cuidem, lavem a mão constantemente, e que usem máscara e álcool gel se precisar sair de casa, Quero falar para continuarem firmes, fortes e unidos para vencermos e superarmos esse momento delicado de pandemia, juntos! E que saibam que pode contar comigo, vereador Zé Trindade para o que precisarem!