Professor Jorge Portugal acaba de falecer no Hospital Geral Roberto Santos.

Educador baiano foi internado na tarde desta segunda-feira (3) e morreu por volta das 20h15, vítima de falência cardíaca aguda.

Professor Jorge Portugal acaba de falecer no Hospital Geral Roberto Santos.
Foto: Divulgação

O professor e escritor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, morreu aos 63 anos, na noite desta segunda-feira (3), de falência cardíaca aguda. A informação foi divulgada pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), unidade de saúde em que ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular.

Segundo informações do hospital, o ex-secretário de Cultura da Bahia estava em coma induzido e morreu por volta das 20h15. Segundo o boletim médico, ele já chegou à unidade em "estado crítico e apresentando quadro de choque cardiogênico".

Uma equipe do Samu foi acionada para atender o educador, que estava em estado grave com sinais de insuficiência respiratória.

Ele recebeu atendimento inicial e foi levado para o Hospital Geral Roberto Santos. Durante o trajeto, Jorge Portugal chegou a ter uma parada cardiorrespiratória, mas foi estabilizado. Não há detalhes sobre o que causou o quadro de insuficiência.

Jorge Portugal nasceu em 5 de agosto de 1956, na cidade de Santo Amaro, no recôncavo da Bahia. Formado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, ele foi um educador, poeta, letrista e compositor brasileiro.

O educador ficou conhecido por obras voltadas para estudos universitários, como o livro “Redação é assim", adotado por cursos pré-vestibulares de Salvador. Portugal se consolidou como apresentador de televisão ao liderar por nove anos “Aprovado”, programa educativo voltado para estudantes universitários na TV Bahia.