Vendas pela internet: Você tem construido relações ou anúncios? Entrevistamos especialista em Marketing Digital

Laron Santana, especialista em Redes Sociais e Google Anúncios, responde 5 perguntas sobre como conquistar o público em tempos de pandemia.

Vendas pela internet: Você tem construido relações ou anúncios? Entrevistamos especialista em Marketing Digital
Foto Arquivo Pessoal Laron Santana

Por Alan Silva/Portal Pau da Lima.

Laron Santana é Formado em Design de Produtos pela UNEB, passou a atuar indiretamente no Marketing já no estágio, o que com o passar do tempo se tornou o principal foco profissional. Hoje, certificado pela Google, ajuda a Lojas Guaibim, a maior rede de eletromóveis da Bahia, a consolidar a sua imagem e potencializar os seus resultados no meio digital e Omnichannel.

Trabalha com Marketing de Performance focado em alta conversão em vendas utilizando os meios digitais como as Redes Sociais e o Google, ferramentas de Anúncios e relacionamento.

"O aprendizado é constante, e além de teoria e aplicação prática no CLT, sou empreendedor no setor de e-commerce com a lojasejatech.com, onde também aplico o conhecimento e aprendo diariamente."

Portal Pau da Lima: Em uma escala de 0 a 10, na sua opinião, qual é o nível de importância de uma pequena empresa ter veículos digitais para alavancar suas vendas.

Laron Santana: 10, com certeza! Não só por conta do atual contexto, pois a transformação digital ocorre nas empresas a um certo tempo. O que aconteceu foi que na pandemia ficou em evidência a necessidade de adequação a esta realidade, e quem não souber aproveitar, pode acabar ficando de fora do mercado.

Os meios digitais permitem novos meios de interação e relacionamento com os seus clientes, além de ampliar a divulgação e criar novas venda, através deles o processo de compra se torna mais simples e cômodo. É imprescindível estar presente nos veículos digitais hoje, através de um site ou conta comercial em rede social, para que possa ampliar o alcance e o volume das vendas.

Portal Pau da Lima: Redes sociais, devo criar uma conta para meu negócio? Quais e porquê?

Laron Santana: Sim. As redes sociais vão além de um meio apenas de relacionamento com seus clientes, é através delas que as pessoas estão pesquisando e conhecendo novas empresas e produtos, sendo possível comparar preços e efetuar suas compras na própria rede social.

Para estar presente nas redes sociais é preciso, antes de tudo, entender quem é o seu cliente e em que rede social ele se encontra. A partir daí, se estabelecerá o contato no meio digital e então ele poderá ver seu conteúdo e interação com seu público, gerando uma maior sensação de segurança pela empresa, além de despertar um maior interesse em conhecer seu produto.

Portal Pau da Lima: Como editar minha página e posts para direcionar meus produtos ou serviços para meu público alvo?

Laron Santana: Quando for editar sua página, é importante ficar claro qual o nome da sua empresa, seu produto ou serviço, mostrar qual o segmento está sua empresa e os benefícios que possui, tal como condição de pagamento diferenciado ou entrega otimizada. Caso seja possível, demonstre solidez da empresa, para perpassar segurança aos clientes, como “10 anos de mercado”. Além disso, é muito importante você inserir o seu site e seus contatos como e-mail, localização caso tenha ponto físico e número de telefone ou WhatsApp.

Nos posts em redes sociais, utilize de 5 a 13 hashtags, não passe disso. As hashtags devem estar relacionadas com o que você está vendendo na publicação e com o segmento da sua empresa, isso ajuda que o seu público alvo lhe encontre. Esteja sempre publicando conteúdo relevante e criativo e impulsionar publicações ou criar anúncios também auxiliam na expansão da sua marca e na venda dos seus produtos.

Portal Pau da Lima: Preciso de um youtuber para promover minha página ou não? Se sim, como convidá-lo e saber que ser perfil está ligado à minha empresa. Se não, como posso utilizar outros métodos?

Laron Santana: Youtuber ou influencers são grandes meios de divulgação hoje em dia. A indicação deles sobre seu produto ou serviço, sendo feito da forma certa, possibilita alcançar um número maior de público, influenciando essas pessoas de forma positiva a te conhecer e então efetuar a compra. Principalmente quando a estratégia utilizada com os influencers transpasse sinceridade quando ele estiver falando a respeito do produto ou serviço.

Para que haja sucesso nessa pareceria, é necessário que conheça o público desse youtuber ou influencer para saber se ele converge com o seu e que tenha interesse em adquirir seu produto. É importante observar qual o conteúdo que ele pública e se tem relação com seu produto, por exemplo, se uma influencer que fala de maquiagens, não faz sentido tentar vender móveis, o público dela espera conteúdos relacionados a beleza e cuidados pessoais, ou de repente seu público é mais maduro e ele tem um público adolescente.

Portal Pau da Lima: Espaço aberto para sugestões pessoais.

Laron Santana: A transformação digital já é uma realidade. A pandemia do COVID-19 provocou uma aceleração do contexto digital e fez com que as empresas, independente do seu tamanho, buscasse novas alternativas de venda e contato com seus clientes. Torne sua pequena empresa digital e você terá muitas surpresas positivas sobre o desenvolvimento dela.