Mulheres ganham força e espaço na Construção Civil
Moradora de São Marcos e Técnica de Segurança conversou com nossa equipe sobre o avanço das mulheres nas funções da construção civil.
Por Redação
Quem passa pela entrada da Portelinha e da Vila Esperança, em Pau da Lima/Sete deAbril, pode perceber que a pista e o passeio está em obra. Hoje nossa postagem não é denúncia, mas sim para falar sobre as mulheres cada vez mais presentes no ramo da Construção Civil, conforme flagramos na foto.
Contratação de mulheres no setor da construção civil cresceu exponencialmente nos últimos anos. Busca por independência, aumento de renda ou falta de escolaridade, estas são razões mais comuns que fazem com que cada vez mais mulheres recorram ao setor da construção civil.
La elas encontram não apenas uma renda sólida, mas também uma carreira.A mão de obra feminina na construção civil também está beneficiada pelos avanços tecnológicos no canteiro de obras, que cada vez mais dispensa a força física e privilegia a qualificação profissional. Além disso, alguns estados possuem leis que estabelecem cotas para mulheres na construção. O pioneiro é Minas gerais, que desde 2015 reserva 5% das vagas para trabalhadoras em obras públicas.
Conquistando cada vez mais espaço em mercados de trabalho, que anteriormente era exclusividade do sexo masculino, as mulheres têm mostrado que a máxima “Lugar de mulher é onde ela quiser”, nunca foi tão verdadeira.
Esse espaço se aplica, inclusive ao mundo das máquinas pesadas no qual a força e representatividade feminina tem sido fundamental para quebrar estereótipos de gênero que estão tão ligados a nossa sociedade.
Segundo dados do IBGE, nos últimos 12 anos houve um crescimento de 120% da presença feminina nas obras e nas empresas do ramo.
"Antigamente as mulheres eram contratadas apenas para serviços gerais, tipo : fazer rejunte, que é um trabalho mais delicado e mais fino, os pedreiros contratavam mulheres para finalizarem. Tinham também aquelas que eram contratadas apenas para a limpeza e o setor pessoal. Hoje podemos perceber a presença de mulheres Soldadora, Mestre de Obras, Engenheiras, Técnicas, eletricistas, ajudantes praticas, pintoras.Inclusive instituições de ensino que tem investindo em cursos para as mulheres aumentarem a inserção das mulheres na construção civil. Nos últimos 12 anos, houve um aumento de 120% da presença da mulher na Construção Civil", comentou Renata Ribeiro.
Colaborou com o texto: Renata Ribeiro Jesus da Cruz, moradora de São Marcos, técnica de segurança e administradora.