Governador da Bahia confirma fechamento do COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES.

Rui Costa "objetivo é entregar terreno para empresa que propor construir mais colégios na periferia da capital."

Governador da Bahia confirma fechamento do COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES.
Imagem: Divulgação

Por Redação

Na última quinta-feira (26), o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, em entrevista ao Programa Balanço Geral, Da Record Ba- Tv Itapoan, confirmou a informação de que o tradicional Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado na Corredor da Vitória, em Salvador, vai a leilão. 

A justificativa do Rui Costa, é que o índice de matriculas e rendimento dos alunos na instituição Odorico Tavares caiu drasticamente em 2019. Apenas 311 alunos matriculados (informação confirmada no site da secretária de educação da Bahia), para um Colégio que tem capacidade para 3.000 alunos. 

Segundo Rui Costa, o terreno vai ser leiloado por uma empresa privada e ele não espera que o valor seja pago em espécie, mas sim em investimentos para construção de novas escolas em periferias da cidade.

" A empresa que me entregar seis, sete ou oito escolas, vai levar. 

 No Odorico não chega a 300 alunos matriculados. Duzentos e poucos. Quase a totalidade deles morando na periferia. O pai e a mãe gastando passagem de ônibus ou de metrô. E 30 mil [alunos] sem escola suficiente. Então, o que nós estamos fazendo? Construindo novas escolas", disse.

"Inclusive, nós vamos fazer um leilão com aquela área. Nós não vamos querer receber em dinheiro. Eu quero trocar em escolas construídas na periferia. Quem entregar mais escolas para o povo da Bahia. escolas com 35 salas, com laboratório, refeitório, biblioteca, quadra coberta, campo de grama sintética. Escola de primeiro mundo. E só receberão a escritura quando a escola estiver pronta e entregue para os alunos. Então, eu estou trocando uma escola em 6, 7, 8 ou 9 escolas aqui em Salvador. É isso que nós estamos fazendo para atender 30 mil alunos", completou.

Fundado por iniciativa do Governo Estadual em 04 de fevereiro de 1994, através do Ato de Criação – Portaria nº 580/94, publicado no Diário Oficial de 14 de fevereiro de 1994, o Colégio Estadual Odorico Tavares – CEOT foi inaugurado no dia 11 de abril de 1994. O nome do Colégio é uma homenagem ao jornalista e poeta pernambucano, amante das artes e da Bahia, onde viveu durante quarenta anos e faleceu em 1980, tendo conquistado os títulos de cidadania, a Academia de Letras e a Ordem ao Mérito Estadual.

A confirmação do fechamento do Tradicional Colégio Estadual em Salvador, tem provocado diversos protestos de alunos, professores e especialistas de educação na Bahia. 

Desde os primeiros boatos sobre o encerramento das atividades, os alunos fizeram um abaixo assinado virtual, que já consta com mais de 4.600 assinaturas.