Entrevistamos Marquinhos, pré-candidato a vereador que mora na rua Rosalvo Silva, em São Marcos.

Dando continuidade a série de entrevistas, que o Portal Pau da Lima vem fazendo com todos os pré-candidatos a vereadores da nossa região.

Entrevistamos Marquinhos, pré-candidato a vereador que mora na rua Rosalvo Silva, em São Marcos.
Foto: Arquivo Pessoal Marquinhos

Marquinhos pré-candidato a vereador, 33 anos, é um Jovem negro morador de comunidade, cria da favela, tem o segundo grau completo e pretende cursar a faculdade de direito, atualmente é líder comunitário atuante na Rosalvo Silva aqui em São Marcos.

Portal Pau da Lima: Como e porque você entrou na política?

Marquinhos: Foi mais uma atitude de revolta por ver a nossa comunidade há tanto tempo sem ter um investimento na Rosalvo Silva onde eu nasci, nós vivíamos em esgoto a céu aberto há mais de 30 anos, isso me motivou a fazer valer a voz daqueles que mais precisam.

Portal Pau da Lima: De onde surgiu a ideia da sua candidatura? Dá família, ou foi uma decisão apenas sua?

Marquinhos: De início lutando pela minha comunidade buscando melhoria e atuação da prefeitura no meu bairro, logo um familiar viu a minha popularidade e capacidade política decidiu que eu seria um ótimo candidato. Nasceu a ideia de Marquinhos vereador e logo me traiu e eu sozinho continuei a minha caminhada, na verdade nunca estive sozinho, Deus sempre me deu todo suporte de tudo e principalmente o apoio da minha comunidade.

Portal Pau da Lima: Qual seu objetivo, enquanto pré-candidato a concorrer a uma vaga no legislativo de Salvador?

Marquinhos: Mostrar que nós podemos fazer melhor, que mesmo negro morador de uma comunidade carente, uma comunidade onde precisa de tudo, também pode ser vereador de Salvador, pode representar o nosso povo, pode fazer valer a voz daqueles que moram em favela em comunidade de fato, pois muitas pessoas são eleitas para representar todos os moradores de favela e de nada nos representa, isso cresceu uma revolta dentro de mim.

Portal Pau da Lima: Sabemos que você é uma jovem liderança, e imagino as dificuldades que você tem enfrentado nesta pré-campanha, gostaria que você me falasse sobre isso.

Marquinhos: Sim, encontrei e continuo encontrando muita dificuldade, pois, o meio político posso dizer que não é um meio muito confiável para não falar outras coisas, mas a força de um negro, de um favelado, como muitas movimentações hoje sacodem os Estados Unidos mostra que somos muitos e podemos fazer muita coisa. Não encontrei facilidade em momento algum, não encontrei ninguém que pudesse me apoiar, sei que eu posso conseguir, pois, nós moradores de favela, cria de comunidade somos muitos e podemos fazer melhor.

Portal Pau da Lima: Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se você for eleito, como será sua atuação na câmara de Salvador?

Marquinhos: Sim! completamente consciente de tudo, sei que um vereador ele precisa fazer leis para que possa beneficiar toda a comunidade eu acredito que um vereador, ele pode fazer muito mais. Vivemos num momento de pandemia de Corona vírus, que está assolando nossa capital, nós temos hoje na cidade de Salvador 43 vereadores, nós precisamos de todos que nos representam, que foram eleitos para isso. 
Mas nós não encontramos dentro da nossa comunidade, isso sempre me entristeceu e hoje eu acredito que com a idade que eu tenho 33 anos não posso mais suportar isso no meio político precisamos de renovação já no meio da política.

Portal Pau da Lima: Sendo um partido novo, você acredita que o Patriota local tem chances de competir com os outros partidos mais antigos da cidade?

Marquinhos: Sim, acredito pois muitos político estão acostumados a fazer as lideranças comunitárias, os líderes de todas as comunidades são massa de manobra, esquece que um dia nós podemos acordar e mostrar que o mesmo voto que elege um rico, elege um pobre, o mesmo voto que elege um negro, elege um branco. 
Assim o Patriotas partido das lideranças que está mais perto do Povo, somos nós líderes comunitários que todos os dias nos batemos de frente com a dificuldade de cada um dentro da nossa comunidade podemos fazer muito, podemos sacudir Salvador pois nós estamos dentro da comunidade. Não moramos em área nobre moramos no meio da periferia, então eu acredito que o Patriotas o partido das lideranças comunitárias pode fazer até mesmo quatro vereadores nessas próximas eleições.

Portal Pau da Lima: Como anda a aceitação ao seu nome nas ruas da cidade?

Marquinhos: Eu posso dizer que hoje eu nem acredito o quanto é a aceitação do nosso povo, é grande, muitas pessoas busca a mudança no meio da política, gostaria de fato ser representado. Eu tenho um slogan comigo que diz assim "te representa quem, mas se parece com você" muitas pessoas aderiram à esta pré-campanha mesmo sem recursos, sem verba, sem condições financeiras nenhuma. Muitas pessoas estão se comunicando comigo apoiando a minha ideia em ser vereador de Salvador, podemos ver que precisamos de mudança para nosso povo, quando eu digo nosso povo são os "crias de comunidade favelados moradores de baixadas de favela" querem ser ouvidos e para nós sermos ouvidos, nós precisamos de muitos. Hoje eu posso dizer que na pré-campanha de Marquinhos Vereador nós somos muito.

Portal Pau da Lima: De que maneira o cenário político nacional irá interferir nas eleições municipais de Salvador neste ano?

Marquinhos: Eu acho que para uma eleição de vereador não vai interferir em nada, posso está sendo leigo em relação a isso mas, eu creio que possa sim interferir nas candidaturas para o cargo do poder executivo, muitos não aceitam a ideologia do presidente Bolsonaro mas muitos também são a favor, então eu como pré-candidato a vereador imagino que no meu cenário, almejando uma cadeira na câmera  Municipal de Salvador acredito que não irá interferir em nada.

Portal Pau da Lima: Mande um recado para a população de São Marcos e Pau da Lima, e faça suas considerações finais.

Marquinhos: Pau da Lima e São Marcos precisam muito de um vereador nascido em nossa comunidade, acredito que o meu nome corre por todos os cantos do Bairro, os cria de favela muitos falam: “ele sim vai ser nosso  vereador” Eu quero dizer a todos os moradores que eu vou ter o prazer de bater em porta em porta, pois conheço todos os becos e vielas da minha comunidade, nós moradores podemos fazer muito mais e não precisamos de político de fora para representar o nosso povo, precisamos de pessoas que saiba onde o nosso povo mais precisa.

Se você é um pré-candidato e quer ser entrevistado, entre em contato conosco pelo whatsapp do Portal Pau da Lima (71) 98721-4528 que ouviremos você.