Alagamentos e Deslizamentos marcaram a terça-feira em Pau da Lima e São Marcos.
Ao longo do dia, nosso portal recebeu diversas fotos e videos sobre a situação das ruas alagadas e com risco de desmoronamento.
Por Redação
Esta terça-feira (26) vai ser um dia marcado pela aflição, aos moradores da região de Pau da Lima e São Marcos, em Salvador. Até às 17h30 desta terça-feira (26), a Defesa Civil de Salvador registrou 104 deslizamentos de terra e 5 desabamentos de imóvel. Só hoje choveu mais da metade do previsto para o mês inteiro, o que fez a capital soteropolitana entrar no Nível de Alerta Máximo.
A massa de ar frio começou a se instalar na noite desta segunda-feira (25), sobre o Oceano Atlântico, em Salvador. Logo depois, veio um sistema de alta pressão que arrastou as nuvens em direção à Baía de Todos os Santos. O resultado da ação desses dois sistemas foi a chuva desta terça (26), que ligou o alerta de perigo de deslizamentos e outros transtornos na cidade.
Na nossa região, tivemos sirene dando alerta durante todo o dia, nas proximidades do Conjunto Colina Azul, na baixa da Paracaína, na Baixa de Santa Rita e outras regiões do bairro. O que causou um certo pânico nos moradores que estavam na área de risco, afinal, o bairro fazia muito tempo que não passava por tal situação de ALERTA VERMELHO DE DESLIZAMENTO.
Vila Canária, Rua São Benedito, Baixa da Paracaina, Região da Tabela, Rua Do Ouro, Colina Azul, Sete de Abril, Bosque Real/Portelinha, Rua São Jorge, Travessa São Domingos, Gal Costa e Coroado foram algumas das regiões que tiveram muitos alagamentos. Casas, escadarias, estabelecimentos foram fechados na avenida principal do bairro e muitas escolas suspenderam as aulas nesta terça-feira.
O único fator positivo de hoje, é que devido a toda essa chuva, o trânsito no bairro ficou tranquilo durante o dia e a tarde.
Nossa equipe ficou de plantão durante todo o dia, postando vídeos e fotos nas redes sociais do portal, afim de tentar ajudar com nosso alcance as pessoas que precisavam de um socorro.
O ponto de abrigo no bairro foi divulgado que seria no espaço Axé, na entrada do Colina Azul.
De acordo com o site CLIMATEMPO, a previsão de chuva para a capital continua nesta quarta-feira (27), com mínima de 23°e máxima de 27°.
Chance de chuva 90% e Volume de chuva 50mm
As sirenes são acionadas quando o volume de chuvas acumulado em determinada região ultrapassa a 150 mm, como determina o protocolo do PPDC. Macêdo pede aos moradores que, com o acionamento das sirenes, saiam de suas casas e se dirijam para os pontos de apoio de modo a "garantir o nosso bem maior, o bem da vida".