Hoje a nossa cidade, a cidade do São Salvador completa 473 anos.

Parabéns Salvador por mais um ano de fundação, a primeira cidade do Brasil.

Hoje a nossa cidade, a cidade do São Salvador completa 473 anos.
Foto: Divulgação / Elton Magalhães

Por: Elton Magalhães Cordel 

Salvador, foi fundada pelo português Tomé de Sousa em 1549, fruto da primeira expedição portuguesas que também trouxe em sua comitiva o padre jesuíta Manuel da Nóbrega. E desde o início da exploração portuguesa em nossas terras a Ilha de Maré já se fazia protagonista nessa história toda.

Essa igreja que vocês estão vendo aí na foto é a Capela de Nossa Senhora das Neves, e pertencia a um engenho de açúcar. Essa capela foi inaugurada em 1553, ou seja, apenas 4 anos após a fundação de Salvador.

Foi levantada por mãos indígenas e de negros escravizados que desde então começavam a chegar por aqui para trabalhar nas lavouras do Recôncavo Baiano. Tempos depois, outros negros escravizados da região começaram a fugir para a Ilha de Maré e assim foram se formando por aqui alguns quilombos: símbolo da resistência negra no período da colonização.

Hoje a Ilha de Maré é considerada um bairro de Salvador e mais: o maior bairro negro da cidade. No dia do aniversário da nossa complexa e amada Soterópolis, queremos prestar uma homenagem ainda maior a esse reduto que é a Ilha de Maré: um paraíso que ainda carece de muito cuidado por parte das gestões públicas.

E a Capela das Neves, principal ponto turístico da Ilha, como já foi dito por aqui, continua correndo risco de desabamento por falta de manutenção. Viva Salvador, a cidade mais negra da América Latina e viva a Ilha de Maré, berço do Brasil e bairro mais negro da cidade mais negra da América Latina!