Conheça um pouco mais a Banda Bicho da Cana.

A Banda é um grupo cultural de Canabrava, que desde 2002 vem mantendo vivo a cultura afro descendente do samba de roda.

Conheça um pouco mais a Banda Bicho da Cana.
Foto: Divulgação Bicho de Cana

O Grupo Cultural Bicho da Cana é uma organização sem fins lucrativos, que desde 10 de junho de 2002, vem mantendo viva a cultura afro descendente do samba de roda.

Através do resgate e dos ensinamentos dos ancestrais, o grupo que se localiza na comunidade periférica de Canabrava, além de realizar um trabalho cultural, desempenha também um trabalho sócio educativo. Tem projetos por conta própria e que são mantidos através de doações, dos ensaios e dos shows feito pela banda Bicho da Cana.

É oferecido aos jovens da comunidade oficinas de dança (samba de roda), percussão, teatro, além de realizar eventos comemorativos na comunidade (dia das crianças, das mães, dos pais dentre outros). Promovendo o entretenimento dos que se encontram a margem da sociedade.

O nosso maior objetivo é desenvolver a comunidade, integrando as juventudes que dela fazem parte, transmitindo uma perspectiva de vida e de autoestima através da arte, da cultura e do lazer.
A banda é formada por 9 músicos, sendo que 6 saíram das aulas de percussão do projeto cultural Bicho da Cana, e todos moradores do bairro de Canabrava.

O grande foco do grupo é o samba de roda, samba, samba de raiz, com algumas misturas de ritmos, por exemplo: o samba duro, e samba corrido, samba junino, pegando músicas de compositores da MPB e transformando em samba de roda, lembrar também dos grandes compositores como: Noel Rosa, Dorival Caymmi, Gonzaguinha, Riachão, Pixinguinha, Jackson do pandeiro, Roberto Mendes e grandes mestres do samba de roda dentre outros que fizeram e fazem história na música popular brasileira.

Ao longo desses dezessete anos de história, a banda já se apresentou em muitos lugares e dividiu palco com as bandas: Araketu, Daniela, Elba Ramalho, Viola de Doze, Bambeia, Nossa Juventude, Uns Camaradas, Gal Beco e outros. Fazendo a alegria, divulgando e dando a sua contribuição para o cenário da música e da cultura do samba em Salvador e principalmente no Recôncavo Baiano, São Felix, Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde e fazemos parte também da (Asseba) Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia.

Há 15 anos o Bicho da Cana participa do carnaval, arrastando o bloco Monas Odaras e Bloco Dandara no circuito Batatinha, Amigos do Feitosa, As Nigrinhas do Vale e Samba Junino. Já se apresentam a 12 anos no palco do samba no Pelourinho e fizeram um tour pelos os bairros de Salvador.