Entrevista Jéssica Sinai – Pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores.

O Portal Pau da Lima fez mais uma entrevista com uma pré-candidata a vereadora de Salvador.

Entrevista Jéssica Sinai – Pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores.
Foto: Portal Pau da Lima

Portal Pau da Lima: Em poucas palavras quem é Jéssica Sinai, Como e porque você entrou na política?

Jéssica Sinai: Sou Jéssica Sinai, tenho 42 anos, sou concluinte do curso de Ciências Sociais pela UNEB, estou vice-presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia e sou pré candidata a vereadora pela cidade de Salvador pelo PT. Tenho uma relação muito umbilical com o bairro de Pau da Lima, fui morar no bairro aos quatro anos de idade. Foi Pau da Lima que me ensinou a lutar pela vida e pelos direitos sociais da população. Sou fruto das escolas do bairro, de professores que eram vizinhos e amigos e até hoje temos relações de amizade. Sou católica e juntamente com minha mãe, dona Joana, e diversas pessoas da comunidade como Josefa Bahia, Mário Lima, Orly, dona Maria Edna, dona Edmea construímos a Igreja da comunidade Colina Azul, onde fui catequista e coordenadora do grupo de jovens. Foi pela minha participação na Igreja que me engajei na política, a partir do extermínio de jovens no bairro de Jardim Cajazeiras a Paróquia de Pau da Lima realizou uma manifestação em frente a delegacia pedindo justiça para aquele caso que desrespeitou o direito à vida e neste sentido, em grupo, decidimos nos filiar a um partido político e atuar neste campo. Sou filiada ao Partido dos Trabalhadores desde os meus 16 anos, nunca mudei de partido e hoje estou na direção executiva do partido, comandando a atuação do partido no estado. Com a política tive a oportunidade de atuar no poder legislativo e executivo, atuei como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa e também coordenadora de Juventude na Prefeitura de Salvador no primeiro governo de João Henrique e assessora especial da Fundação da Criança e Adolescente (FUNDAC) e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos no governo Jaques Wagner.

Portal Pau da Lima: De onde surgiu a ideia da sua candidatura? Da família, amigos, ou foi uma decisão apenas sua?

Jéssica Sinai: A pré-candidatura foi pensada por uma ação do grupo político ao qual faço parte, que reúne diversas lideranças de bairros diferentes de Salvador, que atuam nos setores de cultura, movimentos de juventude, religiosos, presidentes de associações de moradores, militantes do meio ambiente, dos direitos da criança e adolescente e os direitos humanos.  Este grupo é a corrente interna do PT chamada Avante.  Tive a oportunidade de ser candidata em 2012, onde fiquei na suplência com 4.832 votos, e este ano há uma organização maior e mais madura das pessoas que caminham comigo. Não acredito em projeto individual na política, acredito numa construção coletiva, com várias mãos em prol de uma ação ampla, mais participativa e em prol de todos.

Portal Pau da Lima: O que você já fez pelo povo de sua comunidade?

Jéssica Sinai: Nos espaços institucionais que passei tive um olhar voltado para Pau da Lima. Pude levar para o bairro 10 núcleos do Programa Agente Jovem, um programa social do Governo Federal que atendia jovens em vulnerabilidade social, quando atuei como Coordenadora da Juventude. Estes núcleos realizavam atividades de reflexão sobre questões juvenis e proporcionava uma bolsa para os participantes, busquei que todos os orientadores sociais, que acompanhavam estes jovens, fossem do bairro. Pude também através de assessoria parlamentar articular a implementação de centro de informática que foi instalado no centro comunitário da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no final de linha. No governo Lula, fui à luta juntamente com líderes populares, religiosos e autoridades políticas para trazermos para o bairro e região órgãos e obras do governo federal como a Caixa Econômica Federal, os Correios, a obra do PAC na Baixa Fria em São Marcos e articulamos com o governo estadual a vinda do SAC para Pau da Lima.

Você é consciente da responsabilidade de um vereador? Se você for eleito, como será sua atuação na câmara de Salvador?

Jéssica Sinai: Sim. Minha atuação profissional sempre foi voltada para a política, e conheço bem o poder legislativo.  Inclusive minha formação acadêmica também é na área da ciência política. O cargo de vereadora e vereador é um dos mais importantes na representação política. A vereadora e o vereador é a voz da comunidade, pois estão mais perto do povo, na luta do dia-a-dia. A atuação do representante legislativo precisa ser coerente com as pautas que defendem e com a realidade social da comunidade e, sobretudo, precisa representar os anseios e demandas da comunidade. Carrego estes anseios como pré-candidata de ter um mandato a disposição da comunidade.

Portal Pau da Lima: Qual é o seu pensamento político? Considera-se: de direita, centro ou esquerda? Por que?

Jéssica Sinai: Ao defender a liberdade, a democracia, a justiça social e os direitos humanos, coloco minha ação política no campo de esquerda. Pois desejo que as pessoas sejam livres, que ninguém sofra, seja torturado e nem morra pelas suas convicções políticas, religiosas, pela sua opção sexual, pela sua cor ou aparência. Na política os partidos que defendem estes princípios se encontram no campo de esquerda. 
Você se considera conservador, democrata-cristão, liberal, nacionalistas ou Social liberal diante das tantas nomenclaturas que a direita tem?
Não me enquadro em nenhuma das opções acima, sou de esquerda e luto pelo Socialismo. Ou seja, desejo viver em uma sociedade onde não haja injustiças, desigualdade social, fome, violência. Uma sociedade que as pessoas tenham direito a moradia, ao trabalho, a educação e a saúde de forma plena.

Portal Pau da Lima: Quais são suas principais proposta para a cidade de Salvador?

Jéssica Sinai: Estamos vivendo o período de pré-campanha, onde os candidatos ainda não receberam a homologação das suas candidaturas, então não podemos fazer campanha, nem tão pouco expressar propostas ou propaganda. A campanha começa após o dia 16 de setembro, pois as eleições ocorrerão especialmente no dia 15 de novembro. Mas ninguém nos impede de falar dos nossos sonhos! E sonho com uma Salvador onde seus moradores sejam respeitados, que as pessoas não se desesperem em dias de chuva, pois tem uma moradia digna e que lhes deem qualidade de vida, que elas tenham ruas seguras, limpas, iluminadas e com áreas de lazer para seus filhos brincarem e crescerem saudáveis. Sonho com uma Salvador onde tenha emprego para todos e que as pessoas não passem por necessidade e fome porque não encontram trabalho, somos uma das capitais com o maior numero de desempregados no país. Salvador precisa melhorar o transporte público e o trânsito, que bom seria se os ônibus não nos fizessem esperar, que eles fossem limpos e com ar condicionado, que tivessem tarifas justas e que o trânsito não nos tirasse o tempo e nem a vida, pois precisamos de um trânsito ágil e seguro. Mas uma coisa também que esta em meu coração é sobre a situação das mulheres e dos negros desta cidade. Que bom seria se as mulheres fossem respeitadas, não corressem risco de abusos e nem estupro, que elas ganhassem o mesmo que os homens na sua mesma posição de trabalho, que tivesse creche e escolas para seus filhos, perto de sua casa e que ela não se preocupasse com a educação que esta recebendo dos professores, pois estes recebem bem e em dias. E que todas as pessoas negras fossem respeitadas e que pudéssemos acabar com o racismo na nossa cidade, valorizando nossa história de guerreiros e guerreiras negras que lutaram pela liberdade, seguindo para um futuro de igualdade racial. Acho que você sonhou junto comigo também.

Portal Pau da Lima: Quem são seus aliados políticos?

Jéssica Sinai: Meu grupo político me fortalece e acredita no meu potencial político. Para mim aliados são todos aqueles que estão do seu lado. Mas quero destacar os deputados Marcelino Galo e Jorge Solla como parceiros importantes nesta missão.

Portal Pau da Lima: Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo de Salvador?

Jéssica Sinai: Todos aqueles que se enquadre a um vereador que atua para e com o povo. Que sejam leais e que tenham compromisso coletivo, que se coloque a serviço, se dedicando plenamente a função e que goste do que faz. Também é importante que tenha uma ficha limpa e finalizando, que conheça a cidade e seus problemas.

Portal Pau da Lima: Você tem feito pesquisa de opinião? Como anda a aceitação ao seu nome nas ruas do bairro?

Jéssica Sinai: Não. As pesquisas geralmente são feitas de forma individual ou de forma coletiva pelos partidos políticos. Meu partido ainda não realizou pesquisa sobre a situação dos pré- candidatos proporcionais. 

Portal Pau da Lima: A fim de conhecer melhor seu trabalho, poderia citar alguns exemplos de situações e casos que conseguiu resolver para a população da região?

Jéssica Sinai: Como disse anteriormente sempre me coloquei a disposição da comunidade. Nos bairros que agregam a grande Pau da Lima pude fazer parte de diversas lutas que ajudaram na qualidade de vida da comunidade. O programa Agente Jovem, por exemplo, atendeu mais de 1.000 jovens enquanto fui coordenadora da Juventude, durante quatro anos. Para mim a ação em torno da educação e cultura com a juventude é fundamental contra a violência e a falta de perspectiva para os jovens que muitas vezes são impostas pela elite da nossa cidade. Lutas importantes da instalação dos Correios, Caixa Econômica, SAC, a Baixa Fria tiveram minha participação. Continuo na luta ao lado da população.

Portal Pau da Lima: Muita gente acha que os líderes comunitários e candidatos só gostam de aparecer quando o problema está resolvido. O que você teria a falar para estes eleitores?

Jéssica Sinai: Que em muitos casos eles estão certos. Mas que não podem colocar todos numa mesma vala. Nem todos agem de forma oportunista. Os eleitores precisam conhecer seus representantes, seus projetos e sua atuação, desde a eleição do presidente da associação até a escolha do presidente da república.

Portal Pau da Lima: Na sua opinião, o que um candidato deve ter de essencial para conquistar o voto popular?

Jéssica Sinai: A verdade. Quantas vezes uma pessoa ganha nossa amizade ou a nossa simpatia porque os olhos delas transmitem verdade? Pois bem, na vida política é a mesma coisa. Na política não pode ter espaço para mentiras, falsas promessas, corrupção e distribuição de favores, benesses ou esmolas. O povo precisa de representantes que articulem e busquem implementar políticas públicas com compromisso e lealdade.

Portal Pau da Lima: Discurso, todo o candidato possui, sabemos disso, fora o discurso e material em redes sociais, qual seu diferencial em relação aos outros candidatos?

Jéssica Sinai: Como pré-candidata acredito que o meu diferencial é a minha história com a cidade. Uma história de quem sempre trabalhou e lutou pelas pessoas e pelos princípios de justiça, solidariedade e amor que tenho pelas pessoas e por esta cidade.  

Portal Pau da Lima: Lixo nas ruas, saúde precária, falta de saneamento, transporte público, essas são as reclamações maiores por aqui, quais suas ideias para resolver essas questões?

Jéssica Sinai: Salvador precisa de mais atenção nas áreas sociais. Sobre o descarte dos resíduos sólidos, sempre me questionei o porquê que em toda extensão da Rua Jaime Vieira Lima não há lixeiras. Desde criança observava isso. Não existe coleta nas áreas mais afastadas do bairro, forçando as pessoas a queimarem seus lixos, causando um enorme problema para a saúde da comunidade e do meio ambiente. É verdade que sofríamos muito mais na época do aterro sanitário de Canabrava, causando vários problemas para a saúde da população. Mas este é um assunto extenso, inicialmente é necessário informações para a população produzir menos lixo, estabelecendo distinção do que é resíduo e o que é rejeito. A reciclagem precisa ser incentivada, colocando no orçamento municipal. Cabe também ao município encontrar a melhor forma para o descarte do rejeito respeitando o Plano Nacional de resíduos sólidos.

Sobre o saneamento básico vale a pena lembrarmos que depois do golpe dado em 2016 à presidenta Dilma, os investimentos do Governo Federal para infraestrutura foram levados a quase zero. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que nos bairros de São Marcos e Pau da Lima estavam direcionados a qualificar as áreas da Baixa Fria, a Baixa de Santa Rita e Vila Canária em relação a saneamento básico e melhoria na habitação, na prática só foi atendida a área da Baixa Fria, em São Marcos. Toda região precisa de investimento real nestas áreas para proporcionar qualidade de vida à população. Apesar de termos um conselho de saúde local ativo, que se reúne regularmente e cobra do município uma atenção à saúde básica no bairro, infelizmente a política de saúde municipal não consegue atender nossa população. E a falta de saneamento básico tem muito haver com os problemas de saúde, pois sofremos com várias doenças, a exemplo da Leptospirose. Este ano em especial onde estamos passando por um processo de Pandemia por conta da Covid-19, Também sofremos com altos índices de Chikungunya e Zika em toda Salvador. O que confirma a falta de planejamento e investimento na área. Apesar de termos a melhor lei que trata a saúde pública no mundo que é o Sistema Único de saúde (SUS) ainda estamos longe de alcançar o atendimento pleno à saúde. Por isso é importante termos nesta região mais profissionais de saúde atuando no bairro, equipamentos que cuidem da saúde da família, melhor distribuídos pelo número da população. Houve uma promessa de campanha realizada pelo atual prefeito de construir um Hospital Municipal em Pau da Lima, seria o primeiro de Salvador, porém o hospital municipal foi construído na Boca da Mata, região de Cajazeiras. 

Portal Pau da Lima: Sobre a educação infantil básica do bairro. Existe algum dos seus projetos envolvidos nesse assunto?

Jéssica Sinai: A educação infantil precisa ser prioridade em um município, quando é necessário realizar sorteios para a escolha dos alunos, para saber quem irá garantir a vaga na educação infantil. E isso ocorre em Salvador! Muitas mães esperam vagas nos centros de educação infantil por anos, muitas vezes tendo que recorrer a espaços que não são preparados para atender crianças, pois suas mães necessitam trabalhar.  E o programa Primeiros Passos é uma ilusão para estas crianças, pois não garantem o aprendizado, nem tão pouco a segurança para estas crianças. Temos profissionais excepcionais na rede municipal, mas que não dão conta da demanda de estudantes que necessitam da rede. É necessário mais investimentos nesta área. O ensino fundamental que é obrigação no município precisa ser melhor organizado em relação as matriculas, não podemos aceitar por exemplo que um aluno de 7 anos more em São Marcos e estude em Jardim Cajazeiras por exemplo. Mas o problema é exatamente a falta de escolas nas comunidades que possam atender os estudantes de cada comunidade. 

Portal Pau da Lima: Qual seu recado para a população de São Marcos e Pau da Lima, e faça suas considerações finais.

Jéssica Sinai: São Marcos e Pau da Lima são áreas importantíssimas para a economia da cidade de Salvador, possuem comércio forte e é uma área popular de grande destaque para a nossa cultura. Porém esses bairros precisam do olhar das autoridades, precisamos de políticas publicas eficaz e que tragam mais qualidade de vida para seus moradores. Somos uma área de ligação com as vias mais importantes da cidade, a av. Paralela e a BR 324. Por isso o trânsito precisa ser melhorado. Pau da Lima necessita de um hospital público municipal, o que já foi prometido, mas não foi cumprido. Precisamos continuar na luta para a implementação da escola de ensino médio em Pau da Lima, bem como que nossas escolas sejam em prédios públicos com área de lazer e seguros para nossos estudantes. 
Tem algo muito importante que aprendi sendo filha do bairro, a luta! Pau da Lima e São Marcos são bairros de pessoas que vão à luta e resistem contra as injustiças, que faz manifestação, que caminha até os órgãos públicos, que esta em movimento. Este aprendizado eu carrego na minha vida. Por isso afirmo que precisamos fortalecer a luta da comunidade avançando e melhorando a cara dos nossos representantes.  
Não posso esquecer que neste período de Pandemia precisamos nos manter alertas contra os sérios perigos que cercam a Covid-19. Então se sair use máscara, higienize as mãos e evite levá-la ao seu rosto. Ainda não temos uma vacina, portanto ainda não vencemos a doença. Se cuidem e cuidem um dos outros. Tenho esperança que logo voltaremos a nos abraçar e estarmos juntos.


Se você é um pré-candidato (a) e quer ser entrevistado, entre em contato conosco pelo WhatsApp do Portal Pau da Lima (71) 98721-4528 que ouviremos você.